quarta-feira, 5 de março de 2008

Guerras Secretas



Guerras Secretas é o nome de uma mega série de quadrinhos produzido pela Marvel Comics nos anos 1980 que prometia revolucionar o universo de heróis da Empresa.

Conhecida também pelo título original americano, Secret Wars, foi lançada no Brasil em 1986 pela Abril Jovem. Fazia parte de uma campanha publicitária mundial da Marvel, o que resultou em que no momento que foi lançada, a cronologia de vários heróis no Brasil estava defasada com a cronologia americana. A solução da Abril foi alterar uma parte da estória, suprimindo inclusive a personagem Vampira. Anos depois a Abril relançaria a verdadeira estória das Guerras Secretas. Apesar desses problemas, os leitores apreciaram a mega série normalmente, pois mesmos aqueles mais antigos já haviam se acostumado com a forma da Abril "reeditar" as estórias, fazendo uma espécie de "cronologia própria" do universo Marvel.

A mega saga começa quando a entidade chamada Beyonder promove uma guerra nunca antes vista entre os maiores heróis e vilões do planeta Terra, oferecendo ao grupo vencedor como prêmio a realização de todos os seus desejos.

Poucas séries na cronologia Marvel foram tão importantes como esta Guerras Secretas. Uma imensa história em 12 partes, envolvendo os principais heróis e vilões do universo. A lista de convocados para a guerra envolve medalhões do porte de Homem-Aranha, os X-Men e Hulk do lado dos heróis e Doutor Destino, Lagarto, Ultron e Galactus do lado dos vilões, tornando esta uma aventura essencial para qualquer pessoa que goste de quadrinhos.

A premissa é simples: uma entidade cósmica chamada Beyonder cria um planeta e transporta para lá os seres mais poderosos da Terra, dividindo-os em dois grupos. Sem mais delongas, Beyonder diz: "Destruam seus inimigos e todos os seus sonhos serão realizados! Nenhum de seus desejos me é impossível de realizar!" Pronto. A confusão está armada e brigas começam a surgir dos dois lados.

Do lado heróico, o motivo para a discussão é a presença de Magneto, o arquiinimigo dos X-Men, que não é bem recebido para lutar do lado de Capitão América e companhia, por mais que Charles Xavier, o principal antagonista do mestre do magnetismo, defenda sua presença no grupo. Do lado do mal, a disputa pelo poder e pela liderança do grupo é o estopim de suas discussões.

Diferenças resolvidas, é hora da porrada. Claro, com tantos personagens, o roteirista Jim Shooter tinha que centralizar a história em alguém. Infelizmente, os escolhidos do lado dos heróis foram Reed Richards e Capitão América, deixando de lado heróis mais carismáticos e populares, como os X-men e o Homem-Aranha, sendo que este último deve pronunciar menos de dez frases nas centenas de páginas da série. Por outro lado, a vilania é bem mais divertida, tendo seu argumento centralizado em Doutor Destino e Galactus, dois dos vilões mais legais da Marvel.

Esta série é famosa, principalmente pelas repercussões que teve na cronologia. A mais afetada delas foi, sem dúvida, a do Homem-Aranha, que encontrou o seu famoso uniforme negro no planeta criado por Beyonder. Empolgado com uma roupa nova que não rasgava, que podia mudar de visual e que, principalmente, produzia sua própria teia, o Homem-Aranha traz este uniforme de volta à Terra e continua a usá-lo em suas aventuras, mesmo após o fim da guerra de Beyonder.






Ai Affonso, promessa cumprida.

7 comentários:

Didi Braguinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Didi Braguinha disse...

A questão da teia do homem aranha é muito legal!

Durante um ataque que destroi a base dos Heróis, o grupo foge debaixo de fogo inimigo. Ou seja, todo mundo ta mandando chumbo e raio e pedra e a porra toda pra cima deles! Até que, para se mostrar, o homem molecular atira uma montanha sobre os heróis, que ficam presos só se salvando pela força do hulk que segura o peso todo. Ai acontece o seguinte, o "homi" elástico monta um aparato fodaço que arrebenta uma parte da montanha e eles podem fugir dali. Nesta hora, ele pede alguns itens para alguns heróis, entre estes estava o lançador de teia do Aranha. Por ter usado o lançador no aparato feito pelo borracha, o Aranha se fode durante um tempo!
Ou seja, quando pinta a "roupa preta" ele fica doido!!! Era tudo que ele precisava!

Foda o Post!
Quem quiser avisa, que eu tenho o scan da série!!!

Didi Braguinha disse...

Ai galera...Meu comentário anterior é meio SPOOILER!!
DESCULPA...MAS É MUITO FODA ESTA SÉRIE!

Anônimo disse...

Eu adoro a Marvel, mas esses "eventos" q ela faz de vez em quando (do tipo "Guerra Infinita") é muita farofada pra mim... Sou mais qdo é só a historia de um ou mais personagens, sem milhares de superpoderosos se porrando, semi-deuses, dimensões paralelas e blau blau.. :D

Didi Braguinha disse...

Tu fica boladinho só pq o Capitão américa morreu numa farofada dessas!! E todos sabemos que o senhor, como bushista que é, adora o Capitão!!!

Ratazana Sensual disse...

O pior: a série

O melhor: o nome do cara "BEYONDER"

Unknown disse...

Aonde eu consigo ler todas as edições do guerras secretas online ?