terça-feira, 4 de março de 2008

Aos 69 anos morre Gary Gygax, criador de Dungeons & Dragons








Graças aos antigos e clássicos ''Role Playing Games'' de mesa - aqueles jogados com papel e caneta - hoje nós temos o gênero de RPGs na indústria. E é por isso que é com tristeza que anunciamos o falecimento de um dos criadores do mais notório RPG de mesa do planeta. Gary Gygax, co-criador de Dungeons & Dragons, morreu nesta terça-feira aos 69 anos de problemas cardíacos.

Gygax ficou conhecido por ajudar a criar ''Dungeons & Dragons'' e ''Advanced Dungeons & Dragons'', e assim se tornou pioneiro em RPGs de mesa. O primeiro livro de regras de D&D foi lançado em 1974 pela TSR, Inc., a companhia especializada nesse tipo de jogo que foi fundada por Gygax e Don Kaye um ano antes. Desde então, existiram três completas reformulações de D&D, numerosas revisões e atualizações e dúzias de livros de regras extras, cenários e campanhas.

Desde que a TSR foi comprada pela Wizards of the Coast em 1997, o jogo recebeu ainda mais expansões e atualizações. A companhia lançou Dungeons & Dragons 3rd Edition (3ª Edição) em 2000, e Dungeons & Dragons 4.0 está previsto para junho. Embora Gygax não tenha estado diretamente envolvido com D&D por muitos anos, ele desenvolveu e contribuiu para muitos outros, como ''Gary Gygax's Fantasy Worlds'' da Troll Lord Games.Sem as contribuições de Gygax, os videogames poderiam até mesmo serem diferentes do que são hoje.

Os sistemas de Dungeons & Dragons foram a fonte para videogames famosos como as séries Baldur's Gate e Neverwinter Nights da BioWare. Sua influência também pode ser vista em vários outros RPGs modernos incluindo The Elder Scrolls IV: Oblivion e World of Warcraft. Outro RPG de mesa da TSR, Star Frontiers, foi o precursor para muitos RPGs de ficção científica, como Mass Effect.


8 comentários:

Didi Braguinha disse...

Caramba!! Putz...Morreu cedo cara! 69 anos acho que ainda é novo! Só temos que agradecer a ele pelo que fez pelo mundo do entretenimento e do divertimento. Obrigado pelas horas icontáveis, que passei numa mesa de RPG! Que o ciclo perpetue!! E que na próxima vida, volte como um Bárbaro destruidor!

Ratazana Sensual disse...

Nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao!!! mundo cruel

Ratazana Sensual disse...

Mas sério, esse cara criou nossa maneira de pensar, o paradigma nerd! O melhor do mundo, a visão criativa do garoto-menino nerd. Sakkkkk, mas é verdade ^^

Hoje em dia TUDO é RPG neh, se for pensar no nome em si, "Jogos onde se interpreta um papel". Todos os jogos tentam te colocar em situações onde você tem liberdade p representar e/ou agir; com opções de profiles e "avatares". É o futuro dos games e gamers. Concordam?

Ratazana Sensual disse...

vou fazer um comentário nerd: Baldurs Gate é o melhor jogo do mundo! Merecia um post só sobre ele... Dá p penetra tipo eu postar news??

Magus disse...

Baldurs Gate é foda msm, po diego tu pode pedir a senha do Affonso e postar, ja que ele nunca posta neh Affonso!!!!!
hehehehehehhhe

Os novos membros estão deixando a desejar hein!

Maguito Trocatapas

Ratazana Sensual disse...

mas ai eu vou usar o profile dele? Aí é meio bronca neh? Heheh

Flww

Uktena disse...

Gary Gigax, meu mito, foi mais meu pai do q meu próprio pai...
Vc me ensinou a ler (só pra q eu pudesse jogar RPG), e fez com q eu me interessasse pelo maravilhoso mundo da leitura (especialmente RPGs)!!!!
Descanse em paz, e vai preparando a mesa, q qnd eu morrer qro jogar um RPGzinho no céu!!!

Beto disse...

pra mim não faz muita diferença não...mas o cara é bom sim.