domingo, 10 de fevereiro de 2008

Terra Oca (Com o Èden "Perdidos"). Part. 02

Bom, existe um livro de 1908 chamado "The Smoky God - Or a Voyage to the Inner World" foi escrito por um tal Willis George Emerson em 1908. No prefácio, Emerson diz que todo o conteúdo da obra é baseado nas anotações e relatos supostamente reais de um norueguês chamado Olaf Jansen.

No livro, Jansen diz ter encontrado o Jardim do Èden, dentro do nosso planeta, atravessando uma fenda nos Pólos, e continua dirigindo sua história nos contando sob o céu cor púrpura, uma inclinação singular da agulha da bússola em 24 graus. E, notadamente, a extremidade que era para estar apontada para o norte apontava para o leste.

E além dos habitantes dessa ilha, segundo o relato de Jansen serem gigantes (o que nada me faz lembrar uma estátua de quatro dedos), Jansen também descreve o encontro dele e de seu pai com um Pastor-Chefe, autoridade máxima local: "Meu pai falou: 'Encantaria a mim e ao meu filho visitar seu país e ver sua gente, suas faculdades e palácios de música e arte (...), mas gostaríamos de tentar voltar à nossa casa no exterior da Terra. Este filho é meu único, e minha esposa deve estar preocupada aguardando nosso retorno'. 'Eu temo que vocês nunca possam voltar', respondeu o Pastor-Chefe , "porque o caminho é o mais perigoso". Tipo um Líder que não quer que ninguém volte, muito Ben então.

Não preciso dizer que há um Deus de fumaça, que em todas as direções viaja e a todos julga, e não posso me esquecer que na ilha "do éden" de Jansen toda vida tem uma longevidade imensa. Tem um alguém com quase duzentos anos, igual alguns personagens bíblicos.


4 comentários:

Andre Rumjanek disse...

Pô, bem bacana! Agora, confesso que estava esperando informações sobre a "verdadeira" teoria da Terra Oca!

Didi Braguinha disse...

Pois é cara, eu estava tentando lembrar onde eu tinha lido sobre isso! Exatamente, Teoria da Terra Oca! Tem a história de um Aviador da 2º guerra que se perdeu durante uma tentativa de criarem uma base no pólo. Ele descreveu uma situação muito parecida com esta que tu passou no post! Mas como o ponto do post é a origem de lost, achei bem interessante tu levar em conta essa teoria. E realmente faz muito sentido com a trama do programa! Não fica 100% mas acho que é uma boa ideia pra resolver o problema desta merda de série!

Andre Rumjanek disse...

Não bundão...eu estava falando sobre a teoria de que a Terra é oca e de que nós, quando olhamos para cima (céu) estamos na verdade olhando para o centro da terra... nunca te falei disso?

Lâmina de Ockham?

Beto disse...

A teoria da terra oca é o nome de uma proposta pouco coerente para os conhecimentos da época porém racional, já que baseava-se no campo magnético da terra que foi sugerida por cientistas famosos como Edmund Halley e Leonhard Euler e mais adiante sustentada por alguns adeptos do nazismo, é hoje totalmente infundada pelos conhecimentos atuais. A teoria prediz que o planeta Terra é oco, com o seu interior habitado por uma raça de seres vivos e a entrada para esse mundo ficaria no meio dos pólos Sul e Norte.

Essa hipotese é actualmente defendida pelo geólogo Tiago Rodrigues.

segundo a wikipedia.