quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Old School








Como não poderia ser diferente como primeiro post vou falar de que de que???
Ahaa!



Final Fantasy VI(ファイナルファンタジーVI Fainaru Fantajī VI) é um jogo da série de RPG Final Fantasy para SNES, lançado em 94 pela Square. Foi o último jogo da série lançado em um console Nintendo até 2003. Esse jogo foi o terceiro da série a ser lançado nos USA(depois do Final Fantasy original e Final Fantasy IV), assim sendo retitulado e divulgado como Final Fantasy III.




Diversas alterações foram feitas pela Nintendo of America, especialmente para tirar referências religiosas e nudez. O enredo é focado no conflito entre um império maligno e criaturas mágicas, as Espers, passado num mundo semi-vitoriano(conhecido em inglês como Steampunk), com tecnologia equivalente á época da Revolução Industrial. Pela primeira vez o jogo passa a mostrar um lado mais tecnológico que medieval, mostrando por exemplo ferrovias.



O jogo tem 14 personagens jogáveis(recorde na série) e toca em assuntos polêmicos como suicídio e gravidez na adolescência.



O jogo fez tanto sucesso em sua época, que é lembrado como o melhor Final Fantasy de todos os tempos(mas eu discordo FINAL FANTASY VII RULES!!!), muito bem-lembrado por fãs de RPG. FFVI uma conversão para Game Boy Advance, chamado Final Fantasy VI Advance, foi lançada em 2006 no Japão e esse ano nos EUA, nela existem novos Espers e algumas Quests a mais, além dos gráficos estarem levemente mais coloridos e nitidos. Atualmente, existem boatos que dizem que o jogo receberá um remake para o Nintendo DS.


Como os outros da série, FF6 é dividido em 3 cenários: mapa, cidade/calabouço e batalha. No mapa, se guiam os personagens até os locais dos eventos. Há 3 maneiras de viajar: a pé(único jeito de encontrar monstros para batalhar), chocobo(pintinho amerelinho) e aeronave.



Em cidades normais, há uma pousada (Inn), na qual se dorme e pode-se recuperar os danos de batalha; lojas de equipamentos de defesa(escudos, capacetes e armaduras), de armas (diversas, como espada, lança e garra), relíquias (que dão status especial - a mais usada é o Sprint Shoes, que acelera o passo) e uma "drogaria", com poções, tinturas e curativos em geral.


Em todas as cidades há pessoas que passam informações e rumores. Calabouços são esgotos, cavernas, florestas ou construções cheios de monstros e baús com itens geralmente não achados em lojas. Alguns calabouços exigem divisão em 2 ou 3 grupos para resolver quebra-cabeças. Em batalha há um sistema de menus, com as opções Fight (ataque), Item, Magic(usar magia) e uma habilidade única, como Steal, roubar.

















Há 3 exceções que não se pode controlar: Mog e Gau, quando suas habilidades são ativadas, e Umaro, selvagem que ataca como ele quer. Alguns ataques de monstros alteram o status, como o Muddle(confunde, atacando a própria equipe), Imp (se torna um kappa, fraco e sem poder usar magia ou habilidades) e Beserk (ataca só com dano físico). As batalhas rodam num sistema pseudo-tempo real chamado Active Time Battle, no qual todos os envolvidos esperam um tempo para atacar (O Andre e o Beto vão ao delírio!!!).






Após as batalhas, os personagens ganham experiência (que eleva o nível), dinheiro(conhecido por Gil, sigla GP) e, às vezes, itens. Há uma diferença para outros jogos do gênero: pode-se escolher um personagem para aparecer na tela de mapa/cidade entre todos os do grupo corrente; em outros jogos, o personagem que aparece não pode ser alterado ou todos os personagens aparecem caminhando em fila indiana.






Os grupos têm 4 personagens, que podem ser substituídos em uma cidade em certo ponto, e na aeronave na maior parte do tempo. Os personagens, ao atacar com baixa saúde, podem soltar ataques de desespero (desperation attack), técnicas poderosas no lugar de um ataque normal. Nos Final Fantasies seguintes, esse ataque é conhecido por outros nomes (Limit Break, Trance, Overdrive).Só 2 personagens usam magia desde o começo do jogo, mas todos podem aprender utilizando-se de Magicite, restos mortais de Espers.






Magicite é usado também para conjurar(sumonar) monstros. Os personagens podem se customizar com armas, escudos, capacetes, armaduras e relíquias (acessórios que dão habilidades). Aliás, seguindo o ritmo de inovações a cada versão lançada, a Squaresoft implementou o sistema de "relíquias" para ser a inovação de Final Fantasy VI: estas são equipamentos que dão capacidades especiais ao personagem equipado.


O jogo geralmente dura de 40-50 horas, embora muito tempo consista em aventuras opcionais. Uma mania entre fãs ultimamente é tentar termnar no menor tempo possivel(nem todos) . O recorde norte-americano é 5 horas e 26 minutos.



1000 anos antes do início do jogo, houvera a guerra dos Magi, no qual três deusas tornaram os humanos seres mágicos chamados Espers(criaturas como fadas, sátiros e unicórnios). Vendo a merda que fizeram, as deusas libertaram as Espers e se tornaram pedra. Ao fim da guerra, vendo as grandes diferenças, as Espers se fecham em um mundo próprio, isolando-se completamente do mundo dos homens. Com isso, a magia é abolida do mundo e a humanidade se vê com a necessidade de voltar seus olhos para a tecnologia novamente.






O planeta se reconstruiu, redescobrindo a pólvora e as máquinas a vapor, por exemplo. No tempo presente, o Império, uma potência maligna e emergente liderado pelo Imperador Gestahl e seus generais - Kefka Pallazzo(o vilão mais engraçado de todos os tempos!!!!), Celes Chère e Leo Cristophe - está tentando ressuscitar a magia, extraindo o poder dos Espers. Numa tentativa de invadir o mundo selado dos Espers, o imperador Gestahl encontra Terra, uma garota filha de uma humana e da Esper Maduin, com a capacidade de usar a magia.




Ele a cria no seio do Império e a escraviza para lutar em sua legião.


Numa missão, ela consegue escapar do domínio que lhe era exercido com a ajuda do "caçador de tesouros", Locke, e se une aos rebeldes Returners. Ao longo de suas lutas, os Returners testemunham inúmeras atrocidades cometidas por Kefka, general do Império, e conseguem aliados entre as vítimas de seus crimes (dentre eles a ex-general Celes).






Após atacarem Espers na cidade de Thamasa, o mundo das Esper passa a flutuar - e no Continente Flutuante, Kefka trai Gestahl, e usa o poder das três estátuas dos deuses da magia para reconstruir o mundo á sua imagem, conseguindo poderes divinos e isolando os heróis.Um ano depois desse incidente, o mundo perdeu as esperanças - e Celes acorda numa ilha isolada, e passa a procurar os Returners sobreviventes., que se reunirem parte para atacar o vilão em sua gigantesca torre.






Intro do Remake Feito Para PS1









6 comentários:

Andre Rumjanek disse...

Tu acha que rola de tu fazer uma cronologia dos FFs? Só para entender melhor esta série que você tanto admira!

Diz também para quais plataformas os jogos saíram (curiosidade pessoal).

Magus disse...

Sempre da
vai levar um tempo, mas eu vou fazendo aos poucos e postando

Didi Braguinha disse...

Depois de ler este post fiquei com vontade de me dedicar ao Final Fantasy! Mas essa parada do tempo, de rodadas(não sei se posso definir assim) ainda não acho legal!!
Ai a ideia da cronologia seria bem legal!!!

Até

Beto disse...

po texto grande demais caralho....dá uma diminuida seu merda.

Beto disse...

mas realmente eu estou sabendo mais sobre FF

Didi Braguinha disse...

Ok, falou aqui em cima, o senhor não sei formatar minhas linhas! Vai fazer letras seu bunda!